Nona Arte

O que são quadrinhos?
 
Os quadrinhos são considerados por muitos como sendo a nona arte (não me perguntem quais são as outras oito, procurei em tudo que é canto e não achei, mas sei que o cinema é considerado a sétima arte). Mas também são muito discriminados por diversos segmentos da sociedade, pois quase sempre são taxados com algúm estereótipo como "quadrinho é coisa pra crianças", "quadrinhos é coisa de menino", "quadrinhos é coisa de Nerd". O objetivo dessa coluna semanal é apresentar os quadrinhos para aqueles que não o conhecem e mostrar de forma objetiva como vários desse estereótipos foram sendo criados em torno do tema.
 
Os quadrinhos são assim chamados por sua seqüencialidade ser passada através de quadros. Basicamente quadrinhos são duas formas de artes combinadas; a parte visual, que pode ser uma arte desenhada e até pintada, e a parte textual, com diálogos e recordatórios, que ajudam a acrescentar significado as cenas, embora o texto não seja obrigatório sempre.
 
O surgimento dos quadrinhos modernos é vinculado ao crescimento da impressa, por isso em seus primórdios apareceu na forma de tiras de jornais (como ainda hoje vários quadrinhos são publicados). Mas existem várias discussões entre os historiadores se os desenhos nos Hieróglifos Egípcios não seriam já uma forma de quadrinhos, e algumas obras na europa do século XV que também se assemelhavam a estrutura da definição.
 

Seriam os egípcios os primeiros quadrinistas?
 
Assim como artes mais modernas como o Cinema, o uso dos quadrinhos vem enriquecendo cada vez mais com o passar dos tempos, por ser uma arte seqüencial que passa dinamismo a cada cena, são ideaís por exemplo, para a criação de cenas de filmes que antes de serem filmadas, ou para testar ângulos de câmeras ou ambientes a serem criados, são desenhadas primeiro em formas de quadros. Os quadrinhos já foram muito usados como formas de propagar uma ideologia, isso ocorreu muito nos EUA na 2° Guerra mundial, onde foi criado o Capitão América, um personagem que lutava contra os Nazistas. Hoje em dia aqui no Brasil, principalmente na forma de tiras, são muito usados como forma de crítica social. Mas o principal foco dos quadrinhos realmente é o entretenimento voltando para as mais diferentes faixas sociais e etárias.
 

Capitão América esmurrando Hitler em pessoa
 
Basicamente os quadrinhos podem ser classificados por sua origem, pois de acordo com questões culturais de vários povos, a temática, o público-alvo, a complexidade, o estilo da arte, tudo pode ser diferente. Nos próximos artigos cada um dos estilos abaixo será destrinchado e algumas de suas particularidades serão comentadas:
  • Quadrinhos Americanos (Comics)
  • Quadrinhos Europeus
  • Quadrinhos Orientais (Mangas, Manwas)
  • Quadrinhos Brasileiros
Tentarei passar um pouco do porque os americanos serem tão fissurados em super-heróis, dos japoneses serem fissurados em "um mundo após uma grande catástrofe" e porque os quadrinhos europeus são quase sempre considerados "cult". E o Brasil e seus quadrinhos infantis, e os escrachados!
Até a próxima!
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Unknown  On 23 de novembro de 2005 at 22:15

    Quadrinho também é cultura! Acho que os egípcios não cultuavam deus algum, era só uma história de super-heróis mal interpretada pelos arqueólogos…

Deixe um comentário